Construção da Transnordestina causa impactos em Iguatu

Via: Diário do Nordeste - Regional Iguatu. A construção da Ferrovia Transnordestina vem gerando impactos econômicos, sociais e ambientais ...


Via: Diário do Nordeste - Regional

Iguatu. A construção da Ferrovia Transnordestina vem gerando impactos econômicos, sociais e ambientais em área rural deste município, localizado na região Centro-Sul do Ceará. Centenas de pequenos produtores rurais assistem atônitos à divisão de suas terras para implantação de aterros e da via férrea com área de domínio de 80 metros de largura. A obra corta os minifúndios, inviabiliza a irrigação de grãos, de forragem, a lida diária com o gado e separa famílias e comunidades.

Um exemplo desses impactos é facilmente encontrado na localidade de Carrapicho, no distrito de José de Alencar, zona rural deste município. O aterro para a construção da ferrovia em alguns pontos é superior a 12 metros de altura. Enormes paredões são formados no meio das roças. Os produtores dizem que houve a separação das terras baixas, produtivas, das fontes de água, para as áreas de criação de gado, daquelas que precisam ser irrigadas, dos currais e das casas.

Os agricultores apresentam relatos semelhantes. A obra trouxe enormes dificuldades para todos, praticamente acabando com a possibilidade de irrigar as terras para plantio de arroz, na Bacia do Açude Orós. "As terras de baixo estão perdidas, isoladas. Além disso, a passagem que dizem que vão fazer é longe e não tem como movimentar o gado. Não sabemos o que fazer para voltar a produzir", queixa-se o produtor rural de Iguatu Francisco Angélico Filho.

Outra reclamação geral é referente ao valor da indenização das propriedades, cerca de R$ 300 por hectare. O agricultor Pedro Alves do Carmo se mostrou prejudicado. "A terra ficou isolada, mas a pior situação é no sítio Barbatama, que dividiu as terras ao meio, dificultando o acesso às águas do Orós".

Jeane Pereira da Silva disse que o marido, Luciano Alves do Carmo, vai enfrentar enormes dificuldades para a lida diária com o gado. "O poço ficou de um lado e as terras de criação do outro. Não tem como transferir a água para irrigar e nem como levar os bichos para o outro lado", explicou. A distância entre as passagens, cerca de três quilômetros, torna inviável a movimentação diária dos bovinos para as áreas de pastagens e também para o curral.

Os produtores receberam indenizações que variam entre R$ 800 e R$ 2.000. Há mais uma queixa contra a obra. É o excesso de poeira que os caminhões caçambas que transportam areia, piçarra e pedras fazem ao longo da estrada rural.

A agente de Saúde da comunidade de Carrapicho, Josineuma Felipe, disse que ainda não há registro de moradores com complicações mais graves. "O incômodo é enorme com nuvem de poeira sobre as casas na margem da estrada e tende a piorar nesses meses de seca", disse.

O agrônomo e diretor do Instituto Rio Jaguaribe, Paulo Maciel, mestre em desenvolvimento regional sustentável, confirma os impactos. "Estivemos reunidos com agricultores e todos relataram a divisão das propriedades pela ferrovia, impedindo a irrigação e o manejo com o gado. Terras vão ficar improdutivas, inviáveis para a agropecuária. Famílias vão ficar isoladas". Maciel observa que a estrutura fundiária da região é de minifúndio, com estreita faixa de terra. "Solicitei informações do Ministério do Meio Ambiente, mas só enviaram dados vagos, e o Estudo de Impacto Ambienta (EIA) e o Relatório de Impacto do Meio Ambiente (Rima) não tratam da questão fundiária, da divisão das terras".

Para o presidente da Associação de Moradores da Comunidade de Carrapicho, Manoel Alves Uchoa, os transtornos e prejuízos são irreversíveis. "Mais uma vez os pequenos saem prejudicados, atingidos com prejuízo, impossibilidade de produzir. O valor das indenizações é insignificante e as terras que eram produtivas vão ficar ociosas".

Empregos

A Ferrovia Transnordestina gera centenas de empregos temporários, trazendo benefícios diretos para várias famílias oriundas de outras cidades e de moradores locais, mas vai deixar uma mudança definitiva na paisagem do sertão cearense. "O trem vai trafegar em alta velocidade, sem deixar riqueza no Semiárido, interligando portos e centros industrializados", observa Maciel.

A obra foi iniciada em 2006. É realizada pela iniciativa privada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No Ceará, o projeto prevê a construção de 150 km no trecho entre as cidades de Missão Velha e Acopiara, gerando cerca de 1500 empregos diretos. No território cearense serão 526 km de estrada de ferro.

Em Iguatu, a obra é de responsabilidade da construtora Marquise. O chefe do escritório local, identificado apenas por Carlos, disse que somente o engenheiro Sidrão poderia falar sobre a obra, mas que ele estava viajando e não poderia fornecer o número do celular.

Enquete

Quais os prejuízos causados?

"Nós nos sentimos muito prejudicados porque o valor da indenização foi irrisório e não vamos poder trabalhar as terras que ficaram divididas, sem acesso às fontes de água e sem poder fazer a irrigação"

Francisco Angélico Filho
Produtor rural

"Muitos foram prejudicados com essa obra do governo Federal, que não ouviu os agricultores, que não terão condições de levar o gado para beber água na roça e no curral com um paredão cortando as propriedades"

Pedro Alves do Carmo
Produtor rural

Mais informações

Transnordestina Logística S.A.
Fone: (85) 4008. 2798
Escritório da Construtora Marquise em Iguatu
Fone: (88) 9755. 4598

Honório Barbosa
Colaborador

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Construção da Transnordestina causa impactos em Iguatu
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